março 28, 2008

Parabéns, por quê?
The Winds of Mars are Blowing Strong Again

Logo mais eu completo 23 anos (apesar das provocações não vou fazer 63). Por mais que quisesse reunir a few good men, não vou, tenho prova na segunda e a maratona de estudos já começou (tou em horário de almoço, esperando a marmita).

E nessa época eu começo a pensar, de novo. Quero dizer, completo mais uma volta ao redor do sol. Isso requer mesmo um ritual comemorativo? Estamos mesmo comemorando mais um no vivo? Sério mesmo, qual o mérito nisso?

Provavelmente isso é mais uma herança daqueles tempos insalubres e "incivilizados" que sobreviver já era um mérito considerável. Mais um indicador de como somos silvícolas. Acho que todo ano penso em escrever sobre isso, mas não quero me estender muito. Não é como se tivesse alguma pretensão de resposta pra essas perguntas.

On a completely different matter, tenho duas cosias pra dizer, a titulo de registro:
-Abriu um Frans Café em barão geraldo, resta saber se é 24 horas (aposto que não)
-Tenho tido a estranha sensação que uma guerra (de verdade, não tipo a do iraque) está pra eclodir, não são apenas sonhos recorrentes, mas um monte de coisa aletória parece me dizer isso.

10 comentários:

dane disse...

é, voce sempre fala dos posts de aniversário. Não sabia que você tinha essa idéia meio "house" de aniversários e calendários e movimentos de translação também. Não é a toa que eu gosto tanto de voce, guiguiga. ahaha
As pessoas gostam de comemorar tudo. Até o dia que o cadáver de jesus desapareceu, cara, que coisa mais mórbida. E todos ganham ovo por isso. Tipo, vamos todos nos dar presentes no dia da chacina do carandiru e ter um feriado onde, errr, não se pode comer carne?

Ps1: no Frans café tudo é caro e fazível em casa. Até o waffle que eu ia lá exclusivamente pra comer (acho que era belgian waffle o nome) já dá pra fazer (compramos uma maquina de waffle lá em casa, acho que você nunca nem a viu).
Ps2: quanto ao post abaixo, acho que não vou detalhar minha opinião..ahah. quem fica por aí à toa bem sabe o que fez... que nao me encham mais o saco, depois dessa, espero, porque já cansei de carregar fardo que nem meu é. Grazie a Dio.

Vitor Bustamante disse...

Parabéns, Gabarra! =D

Quanto ao cadáver de Jesus... Respiração e vamos lá: Mas, Dane, saiba que tem pessoas no mundo que sabem (e não "acreditam", o que é diferente) que Jesus era Deus. Deus ao mesmo tempo se manifesta na figura de Pai, Filho (Jesus) e Espírito Santo (milagres, coincidências espetaculares). A morte de Jesus é o quê? É Deus que abandona a si mesmo para fazer o que é certo, o que fez Jesus ser o que ele é para a humanidade, esse super exemplo máximo. Imagine que muitas vezes nós não nos abandonamos a nós mesmo para fazer o que é certo e atendemos nosso egoísmo, somos orgulhosos, vaidosos, mesquinhos, sem caridade, passivos, deixamos de fazer o que é certo. Tem gente que faz tanto o que é certo (o que é mesmo preciso fazer no momento e as pessoas em volta sabem mas não têm coragem de fazer) que morre por isso. Em alguns casos essa morte é o ponto alto de todos os atos que aquela pessoa tomou para que houvesse melhora no mundo, que se caminhasse mais em direção a vida, do que em direção a morte. A história de Jesus é uma dessa. Por mais contraditório que possa parecer. Esse caminhar em direção a vida é tão completo e perfeito em Jesus, pois ele era/é Deus, que acontece que ele ressuscita na Páscoa. E por isso eu escrevo "era/é Deus". Ainda é porque ainda é vivo se ressuscitou! A Páscoa é muito muito mais... Recomendo uma boa biblioteca para saber mais e conversa com religiosos cristãos, judeus e muito chocolate, por que não?!

Vinicius disse...

na verdade, realmente, eu também boto fé que seja devido à costumes que prezavam a longevidade tão rara antigamente. e é engraçada essa incapacidade de entender o porquê de se comemorar coisas. o papai noel mesmo é um puta ícone pagão, cuja referência to com preguiça de ir buscar. mas é aquela tal coisa, viva o prazer fácil e ignorante. é tão constante quanto a certeza da morte...

dane disse...

Respiração e vamos lá:
Eu não acredito que Deus é Jesus (ou vice-versa). Acredito que há pessoas que acreditam piamente nisso, aí sim. Já li a bíblia, estudei a vida toda em um colégio batista. E sei bem que Jesus se refere à Deus sempre na segunda e na terceira pessoa, explicitando mil e uma vezes que é uma entidade à parte, exemplo: João 14:28 - Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu. E por aí vai.
Cada um interpreta da maneira que melhor lhe convém. O meu comentário sobre os feriados e comemorações em momento algum despreza o trabalho que Jesus fez pro mundo, acredito que ele foi a maior inspiração de bondade e que se todo mundo fosse como ele, o mundo seria um lugar perfeito pra se viver feliz. Mas acredito que as comemorações são completamente questionáveis, como qualquer outra coisa. O natal, por exemplo, era nada menos do que a comemoração do solstício do inverno, maquiado pela igreja católica pra que se apagasse a imagem de "putaria" que o dia representava pra algo mais puro e santo, portanto o nascimento de Jesus foi encaixado na data. No fundo eu acho é que todo esse apego material que ronda os feriados religiosos é terrível, falta muita caridade no mundo, muitas pessoas pensando MENOS em religião e MAIS no que Jesus ensinou. Afinal, são apenas símbolos que deveriam estar vivos todos os dias do ano, e não apenas em feriados inspirados por algum momento mágico que alimenta a esperança daqueles que preferem não questionar informações passadas de homens pra homens.

Gabarra disse...

Ae o negócio do frans café, é muito mais a expectativa de ter um (01) estabelecimento 24 horas do que qualquer outra coisa! hahaha

K i t a disse...

ai guiga, aniversário estudando eh a coisa mais jovem e elegante ÉVAH!

wolvie disse...

bom.. vc pode tb comemorar um ano a menos se quiser, acho mais facil até heheh..
nao lembro do ultimo aniversario que eu tenha comemorado mas acho que na epoca eu devo ter ganhado um tiranossauro de presente ou coisa que o valha ;p

btw, a culpa é da dane ;]

Anônimo disse...

pessoas precisam de ciclos para basear em alguma coisa a quantidade de tempo que se passa para marcar a sua evolução (a palavra "evolução" é um tanto quanto discutível). se fosse algo tão importante assim, nego comemorava o ano novo no mesmo dia no mundo inteiro.

e eu acho que a sua quantidade de posts em março demonstra o quanto uma guerra pode estar iminente...

ainda assim, parabéns guigão! :) (já que eu nao te achei por outros meios e estou meio distante)

Vitor Bustamante disse...

Eu vim aqui apagar o meu comentário desfocado totalmente do Gabarra aniversariante!, mas gostei muito da resposta da Dane e peso desculpa se em algum momento eu fui chato demais.

Anônimo disse...

pouco antes de me mudar pra barão, eu vi o frans! fiquei tãããão feliz! talvez não seja 24 horas, mas é o frans. quando me mudei da primeira vez pra barão, nem o pão de açúcar existia. estamos no lucro.